Pisos laminados
O piso de madeira é um clássico da decoração e o piso laminado é uma alternativa mais barata e prática para quem gosta deste estilo de piso.
Hoje em dia, são muitas opções de cores, texturas e efeitos, sem contar a variedade na forma de instalação.
O piso laminado é constituído por produtos derivados da madeira. Ele é feito em camadas: base, miolo (quanto mais grosso, mais resistente), papel com impressão semelhante à madeira e uma película protetora (laminado melamínico). Ele é feito em réguas.
Por ser derivado de madeira de reflorestamento, o piso laminado é sustentável, além disso, tem sistema acústico semelhante ao da madeira e a instalação é muito prática. O piso laminado pode ser instalado sobre qualquer outro piso (exceto carpete), desde que bem nivelado.
Apesar de a ideia principal ser criar um material com efeito estético semelhante à madeira, o piso nivelado pode ter a impressão de tijolos, cimento queimado, azulejos e outras estampas. Saiba mais sobre o piso laminado!
Tipos de piso laminado
Os principais tipos de textura para o piso laminado são:
- Madeira
O tipo de piso laminado com textura semelhante à da madeira é o mais utilizado. Além disso, o piso laminado de madeira pode ser instalado também na parede e funcionar como um painel para TV.
- Pedra
O tipo de piso laminado com textura semelhante à pedra é indicado tanto para ambientes comerciais quanto residenciais. Este tipo traz um ar moderno ao ambiente, combinando muito bem com a decoração contemporânea ou industrial.
- Cimento queimado
Este tipo de piso laminado é o mais buscado por quem deseja uma decoração estilo industrial. Moderno e versátil, o piso laminado semelhante ao cimento queimado é capaz de dar um up no ambiente.
Também pode ser usado na parede, como uma espécie de papel de parede, dando vida aquele cantinho sem graça.
- Azulejos
Esse tipo de piso laminado confere um ar mais vintage e criativo ao ambiente. Uma opção muito procurada é o que se assemelha ao azulejo português, que é um clássico da decoração de interiores.
Piso laminado: formas de instalação
Existem duas formas principais de instalação do piso laminado:
- Cola
É um tipo de instalação rápida e prática, que não gera sujeira ou barulho. É aplicado na superfície com cola apropriada.
- Click
Já o piso laminado clicado dispensa a cola para a sua instalação. Ele é instalado por um sistema de encaixe macho e fêmea.
Quais são os cuidados com o piso laminado?
Ao optar por um piso laminado para a sua casa, você deve tomar alguns cuidados para garantir a durabilidade e boa aparência do seu piso:
A urina dos animais de estimação pode estragar o piso laminado. Por isso, se você tem pet esse não é o material mais indicado para a sua casa.
O piso laminado não é resistente à água, por isso, não é indicado para ambientes úmidos, como banheiro, cozinha ou áreas externas. Caso caia água em seu piso laminado, você deve secá-lo imediatamente.
Não é possível remover somente uma parte danificada. Caso precise, todo o piso deverá ser removido.